STAM Nº 659H

 

VISITANTE Nº

Psittacula Cyanocephala - Cabeça de Ameixa

ESPECIE:

Psittacula Cyanocephala

DISTRIBUIÇÃO:

Ceilão, Oeste do Paquistão, Nepal e Índia.

DIMENSÕES:

36 Centímetros aproximadamente.

DISTINÇÃO ENTRE OS SEXOS:

A diferença entre machos e fêmeas é facilitada pela coloração quando adultos,quando são jovens são todos iguais ás femêas. Os machos, apresentam a cabeça na cor de ameixa madura, daí seu nome popular, enquanto as fêmeas possuem a cabeça acinzentada. Outra diferenciação dos machos e a marca vermelha que apresentam nos ombros.

CARACTERÍSTICAS SOCIAIS:

Na natureza, estas aves podem ser encontradas no Oeste do Paquistão, Nepal, e Índia. Em cativeiro, se reproduzem muito bem e podem ser amansadas.

ALOJAMENTO ADEQUADO:

Estas aves coloridas são muito felizes num amplo viveiro ao ar livre dotado de um abrigo noturno que proteja de correntes de ar e da geada. Não existe um tamanho padrão de viveiro, mas para que voem bem e possam gastar suas energias o mínimo é de 2m compx0,75m largx1m alt, porém podem também ser criados em gaiolas. Os poleiros devem ser grossos para poderem ser desgastados. A tela de arame do viveiro deve ser resistentes, caso contrário, as aves podem roê-lo e destruí-lo. Pelo mesmo motivo, não faz sentido encher o viveiro com plantas.

TEMPERATURA AMBIENTE:

Os Cabeças de Ameixa são aves robustas mas não muito resistentes à geada e ao tempo muito frio. Um abrigo noturno que proteja de geada e de correntes de ar é, portanto essencial para preservar a saúde destas aves.

ALIMENTAÇÃO:

Estas aves podem ser alimentadas com uma mistura de sementes próprias para periquitos de grande porte (alpiste, girassol e aveia em pequenas quantidades, milho alvo de diversos tipos, etc...), com um suplemento de doses de legumes e fruta (maçã, kiwi, laranja), a maçã em especial é de uma importância para a lubrificação do trato intestinal), bem como pequenas quantidades de alimentos à base de ovos. Gostam de roer e, como tal, devem dispor de galhos de árvores.

ACTIVIDADES:

São aves bastante calmas e quando domesticadas são mesmo otimas companhias.

CRIAÇÃO:

Na época de reprodução, o casal deve ser mantido em local tranqüilo. A fêmea até 5 ovos e os choca sozinha. O período de incubação varia entre 22 e 24 dias. Machos e fêmeas alimentam os filhotes no ninho ate que completem sete semanas de vida.

MUTAÇÕES:

Psittacula Cyanocephala / Cabeça de Ameixa - Primárias: Factores como verde-cinzento, canela ou opalino são à muito conhecidas pela Europa. Mais raros são o azul, azul pastel, lutino e diluído (lutino recessivo)



STAM Nº 659H

 


TOPSITES - AVESPT.COM

 

Copyright © 2008 AVES SEIÇA   |    renatoseica@hotmail.com    |   design by websitesrrc