STAM Nº 659H

 

VISITANTE Nº

Psittacus erithacus - Papagaio Cinzento

ESPECIE:

Psittacus erithacus

DISTRIBUIÇÃO:

África central e ocidental, desde a Serra Leoa até o Quênia, passando pela Costa do Marfim, Angola, Congo e Tanzânia.

DIMENSÕES:

30 Centímetros aproximadamente, pesando cerca de 450g.

DISTINÇÃO ENTRE OS SEXOS:

Não existe dimorfismo sexual nesta especie

CARACTERÍSTICAS SOCIAIS:

São aves estremamente inteligentes e doceis quando domesticadas, podem emitar cerca de 200 palavras incluindo frases completas.

ALOJAMENTO ADEQUADO:

Podem ser criados num viveiro ao ar livre dotado de um abrigo nocturno que proteja da geada. São aves que não precisam de muito espaço para criar, se for apenas um, uma boa gaiola para papagaios ou um polereiro proprio serve perfeitamente. Para criação é aconselhavem no minimo 100 x 100 x 100 cm.

TEMPERATURA AMBIENTE:

São aves robustas, mas nessecitam de um abrigo noturno que os proteja de geada e de correntes de ar é, portanto essencial para preservar a saúde destas aves.

ALIMENTAÇÃO:

Estas aves podem ser alimentadas com uma mistura de sementes próprias para papagaios Africanos, com um suplemento de doses de legumes e fruta (maçã, kiwi, laranja), a maçã em especial é de uma importância para a lubrificação do trato intestinal),sementes, frutas e vegetais, mas sua comida preferida são as nozes da palmeira, ricas em azeite. Gostam de roer e, como tal, devem dispor de galhos de árvores.

ACTIVIDADES:

São aves estremamentes brincalhonas, tornam-se adultas com cerca de 3 anos de idade.

CRIAÇÃO:

Estes papagaios não são os mais fáceis de criar. Um facto importante é a tranquilidade mas também, e acima de tudo, constituirem um casal com um bom entendimento mútuo. Põem de 3 a 5 ovos, que são chocados pela fêmea entre 28 e 30 dias. Quando as cria tem entre um mês e meio a dois meses de vida, surge a plumagem, mas continuam a ser alimentadas e tratadas pelos pais durante mais um menos um mês. As crias adquirem a coloração clara da íris quando atingem a idade aproximada de sete meses. Durante a época de criação, podem tornar-se temporariamente agressivas em relação ao seu tratador.

MUTAÇÕES:

Psittacus erithacus - Para além desta especie existe mais duas sub-especies que são os Psittacus erithacus princeps e os Psittacus erithacus timneh.



STAM Nº 659H

 


TOPSITES - AVESPT.COM

 

Copyright © 2008 AVES SEIÇA   |    renatoseica@hotmail.com    |   design by websitesrrc