STAM Nº 659H

 

VISITANTE Nº

Psittacula Derbiana - Derbiana

ESPECIE:

Psittacula Derbiana

DISTRIBUIÇÃO:

Entre Tibet e a China

DIMENSÕES:

50 centímetros aproximadamente.

DISTINÇÃO ENTRE OS SEXOS:

As fêmeas diferem dos machos por terem a parte de cima do bico preta.

CARACTERÍSTICAS:

Andam normalmente em bandos de até 50 pássaros fora da estação de reprodução. Este periquito asiático faz parte da família das psittaculas. São distinguidas pelo seu tronco azul-lilás que é único nesta espécie. Não são muito barulhentos, gostam de passar bastante tempo no chão, são aves muito resistentes. São os maiores desta família e com certeza os de maior poder de destruição, seus bicos são autenticos alicates, cortam arames com a mesma facilidade que um alicate. Logo, aconselha-se que as redes dos viveiros sejam bem mais fortes que as normais e tudo que for colocado dentro do recinto que habitam deverão obrigatoriamente ser reforçados, poleiros e ninho serão destruídos em poucas horas se não forem de madeira bem dura.

ALOJAMENTO ADEQUADO:

Assegure temperatura constante (quente) e que o mesmo seja bastante claro. Não existe um tamanho padrão de viveiro, mas para que voem bem e possam gastar suas energias o mínimo é de 1x1,2x2m, porém podem também ser criados em gaiolas. Os poleiros devem ser grossos para poderem ser desgastados. Importante saber que os viveiros deverão ter tela galvanizada e fios arredondados para evitar que destruam as penas e 40 a 50% de área coberta, para proteger os ninhos e as aves, do frio, do sol e da chuva. Além disso, os viveiros devem estar em locais onde estejam protegidos de ventos frios por paredes, cercas vivas, quebra ventos e de forma a receber o sol da manhã.

TEMPERATURA AMBIENTE:

Estas aves são muito resistentes aos meses de Inverno e não necessitam de aquecimento desde que tenham acesso a um abrigo nocturno que as proteja das geadas.

ALIMENTAÇÃO:

Basicamente sementes (alpiste, girassol e aveia em pequenas quantidades, milho alvo de diversos tipos, etc...), porém é importante para uma alimentação balanceada que também comam verduras, legumes e frutas (maçã, kiwi, laranja, manga, pêra, figos, etc...), a maçã em especial é muito importante para a lubrificação do trato intestinal, gostam muito de repolho, jiló e milho verde.

ACTIVIDADES:

Acredita-se que possa viver em cativeiro, com os devidos cuidados entre 20 e 30 anos e que consiga reproduzir até os 15 anos ou mais.

CRIAÇÃO:

Periodo de reprodução é de Agosto a Janeiro, sendo setembro o mês principal. Atingem a maturidade sexual ao fim de aproximadamente 3 anos. São sensíveis a perturbação e a inspeção do ninho. É essencial um acasalamento harmonioso é interessante manter apenas um casal por viveiro para se obter melhores resultados na reprodução. Alguns casais totalmente inexperientes poderão matar o seu primeiro filhote logo após a eclosão, ou não saberem alimentá-lo. Dê-lhes uma segunda chance, pois precisam de uma oportunidade para aprender. Só a fêmea choca, deixa o ninho apenas para se alimentar ou ser alimentada pelo macho em breves períodos na manhã e ao entardecer. Importante variar bastante a alimentação para que os filhotes tenham um bom crescimento. Têm um tempo de incubação de aproximadamente 26 dias, entre 3 a 4 ovos por postura. As dimenções do ninho deveram ser de base 0,24cm x 0,24cm de altura 0,70cm com um buraco de 0,10cm de diametro.

MUTAÇÕES:

Psittacula Derbiana - Até ao momento desconhecidas



STAM Nº 659H

 


TOPSITES - AVESPT.COM

 

Copyright © 2008 AVES SEIÇA   |    renatoseica@hotmail.com    |   design by websitesrrc