STAM Nº 659H

 

VISITANTE Nº

Agapornis Personata - Personata

ESPECIE:

Agapornis Personata

DISTRIBUIÇÃO:

Nordeste da Tanzânia, Nairobi e Quénia, Dar es Salaam e Mombaça.

DIMENSÕES:

15 centímetros aproximadamente.

DISTINÇÃO ENTRE OS SEXOS:

Não há diferença aparente, tanto os machos como as fêmeas têm a mesma cor embora a fêmea com um tom mais claro. A fêmea é maior que o macho.

CARACTERÍSTICAS:

O mais colorido de todos os Agapornis: cabeça quase preta ou castanho-escuro, olhos envolvidos por um círculo branco sobressaindo da cabeça, peito amarelo vivo, resto do corpo verde com penas sobre-caudais azuis. Bico vermelho. Os filhotes apresentam cores mais pálidas do que nos adultos, principalmente na cabeça, e marcas escuras no bico. Temperamento manso, são aves que quando domesticadas podem a ser muito docéis, mas preferem a companhia dos da sua espécie.

ALOJAMENTO ADEQUADO:

Reproduz – se bem tanto em viveiros (criação em colónia) como em gaiolas, mas na minha opinião penso que se juntar - mos 1 casal em gaiolas de 1,00 x 0,35 x 0,35 as aves reproduzem melhor pois não têm outras aves a incomoda – las.

TEMPERATURA AMBIENTE:

Estas aves são muito resistentes aos meses de Inverno e não necessitam de aquecimento desde que tenham acesso a um abrigo nocturno que as proteja das geadas.

ALIMENTAÇÃO:

Em estado selvagem alimentam -se de sementes de relva e de plantas e invadem milheirais e searas. Em cativeiro podem ser alimentados com uma mistura de sementes e ração própria para periquitos de pequeno porte com um suplemento de pequenas quantidades de frutos e alimentos verdes, fruta, cenoura, espinafre, agrião e papa de criação. Deve ter sempre uma mistura de areia (GRIT).

ACTIVIDADES:

Sociáveis entre si, mas com um pouco de agressividade para com outras espécies .

CRIAÇÃO:

Em estado selvagem acasalam de Março a Agosto. Nidificam em troncos ocos dos embondeiros e ninhos abandonados de andorinhão. Preferem o córtex para a construção dos seus ninhos. Estes, normalmente são perfeitos, tapados e cobertos. Em cativeiro a sua reprodução não é tão facil como as do Roseicollis, não é aconselhável deixar estas aves reproduzirem o ano inteiro, mas sim quando fizerem 2 a 3 posturas ser lhe retirado o ninho onde criam, para as aves deixarem de criar e fazerem o período de repouso e a muda da pena que é bastante desgastante para uma ave. Os ninhos dos Personatas são em formato horizontal de madeira maciça com dimensões de 0,24 x 0,18 x 0,18 esta caixa deverá ter uma abertura de aproximadamente 5 cm em um dos cantos (seria a entrada) e um poleiro de aproximadamente 4 cm em frente à abertura. Postura será de 4 a 6 ovos por vezes 8, com uma incubação de 22 dias. As crias começam a voar ao fim de 40 dias quando tiverem 60 dias completados estão prontos para serem dependentes só de si.

MUTAÇÕES:

Agapornis Personata - Lutinos, azuis (desde 1927), amarelos (desde 1935/Califórnia), brancos (desde 1947/Japão), cobalto, malva, face laranja, branca, vermelha, amarela, canela, violeta, azul-pastel, arlequim (diversas pintas), etc., e variantes de cruzamentos com Fisheris e Roseicollis.



STAM Nº 659H

 


TOPSITES - AVESPT.COM

 

Copyright © 2008 AVES SEIÇA   |    renatoseica@hotmail.com    |   design by websitesrrc