STAM Nº 659H

 

VISITANTE Nº

Psittacula K. Krameri - Ring-Neck

ESPECIES:

Psittacula Krameri

DISTRIBUIÇÃO:

África do Norte e Central, Índia e China Meridional

DIMENSÕES:

40 Centímetros aproximadamente.

DISTINÇÃO ENTRE OS SEXOS:

A diferença entre os dois sexos está no anel do macho que as fêmeas não apresentam. No entanto, essa gargantilha pode levar dois anos a tornar-se visível e, até esta fase, todas as aves se assemelham às fêmeas. Monomorficos ate' 18 a 36 meses de idade, o que faz sexagem necessária (DNA ou laparoscopia);

CARACTERÍSTICAS SOCIAIS:

Os periquitos Ring Neck podem ser criados, preferencialmente, em casal, num amplo recinto fechado. Se forem criados desde uma idade precoce em recinto fechado. em contacto com seres humanos, sendo bem cuidados, torna-se extremamente dóceis e afeiçoados, podendo mesmo aprender a falar embora não muito bem.

ALOJAMENTO ADEQUADO:

Estas aves coloridas são muito felizes num amplo viveiro ao ar livre dotado de um abrigo noturno que proteja de correntes de ar e da geada. Não existe um tamanho padrão de viveiro, mas para que voem bem e possam gastar suas energias o mínimo é de 2m compx0,75m largx1m alt, porém podem também ser criados em gaiolas. Os poleiros devem ser grossos para poderem ser desgastados. A tela de arame do viveiro deve ser resistentes, caso contrário, as aves podem roê-lo e destruí-lo. Pelo mesmo motivo, não faz sentido encher o viveiro com plantas.

TEMPERATURA AMBIENTE:

Os Ring Neck são aves robustas mas não muito resistentes à geada e ao tempo muito frio. Um abrigo noturno que proteja de geada e de correntes de ar é, portanto essencial para preservar a saúde destas aves.

ALIMENTAÇÃO:

Estas aves podem ser alimentadas com uma mistura de sementes próprias para periquitos de grande porte (alpiste, girassol e aveia em pequenas quantidades, milho alvo de diversos tipos, etc...), com um suplemento de doses de legumes e fruta (maçã, kiwi, laranja), a maçã em especial é de uma importância para a lubrificação do trato intestinal), bem como pequenas quantidades de alimentos à base de ovos. Gostam de roer e, como tal, devem dispor de galhos de árvores.

ACTIVIDADES:

Estas aves gostam de ter um poleiro alto. Passam pouco tempo no chão. Gostam de roer e de redecorar frequentemente a sua caixa de ninho, chegando a fazer o mesmo com seus poleiros, que poderá ter de substituir por outros novos, com bastante regularidade.

Gostam de passar a noite numa caixa de ninho, inclusivamente, fora da época de gestação. Se forem perturbados ou se ouvirem ou presenciarem algo estranho vão se assustar, portanto, estas aves não são as mais indicadas para pessoas que vivam no meio de uma grande vizinhança.

CRIAÇÃO:

Se pretender criar um casal de periquitos de Ring Neck é muito importante transferir o casal para um viveiro separado, onde a perturbação seja mínima. Muitas perturbações tornam-nos muito agitados. Se estas aves desfrutarem de tranquilidade suficiente, podem ser pais excelentes e conscienciosos.

É preferível não facilitar a procriação com aves que tenham menos de dois anos e meio ou três anos de idade. Existem mais hipóteses de sucesso, se esperar que tenham pelo menos três anos de idade. A caixa de ninho, que pode suspender a uma altura de, aproximadamente, um metro e meio, num local abrigado (por exemplo, no abrigo nocturno), pode ser feita de madeira rígida.

Deve ter área de chão de 25x25 centímetros e uma altura mínima de 60 centímetros com um orifício de entrada de 7 centímetros, aproximadamente. Em média, põem entre três e seis ovos. As crias nascem ao fim de 22 ou 24 dias. As crias são alimentadas por ambos os pais e a plumagem surge ao fim de oito semanas, aproximadamente. Mesmo que uma segunda gestação venha a seguir, como por vezes se verifica, não há necessidade de retirar as primeiras crias.

MUTAÇÕES:

Psittacula Krameri / Ring-Neck - Existem diversas mutações cromáticas muito atraentes desta espécie, todas elas sendo criadas em grande escala.

A cor original das aves no habitat selvagem é verde. Com o decorrer dos tempos, foram criadas mutações amarelas, totalmente brancas (sem o anel), azuis, azuis em tons pastel, azuis com amarelo-claro, cinzento com amarelo-claro, verdes com amarelos-claro, verdes, verdes-oliva, e ino creme.

As mutações amarelas e azuis são as mais divulgadas.



STAM Nº 659H

 


TOPSITES - AVESPT.COM

 

Copyright © 2008 AVES SEIÇA   |    renatoseica@hotmail.com    |   design by websitesrrc