STAM Nº 659H

 

VISITANTE Nº

Agapornis Roseicollis - Roseicollis

ESPECIE:

Agapornis Roseicollis

DISTRIBUIÇÃO:

Continente Africano, vivem numa grande área na costa oeste da África do Sul (costa Ocidental) entre vegetações de pequenos arvoredos abertos secos em montanhas de até 1600 mt de altitude. Eles vivem em grandes bandos e invadem as plantações de milho na época da colheita.

DIMENSÕES:

16 centímetros aproximadamente.

DISTINÇÃO ENTRE OS SEXOS:

Não há diferença aparente, tanto os machos como as fêmeas têm a mesma cor.

CARACTERÍSTICAS:

Face em tom salmão-rosado, região da rabadilha azul e o resto do corpo de cor verde. O bico em tom marfim-claro. Os filhotes quando nascem não apresentam a coloração alaranjada no bico como os adultos, mas sim uma mancha negra, a testa não tem coloração.

ALOJAMENTO ADEQUADO:

Reproduz – se bem tanto em viveiros (criação em colónia) como em gaiolas, mas na minha opinião penso que se juntar - mos 1 casal em gaiolas de 1,00 x 0,35 x 0,35 as aves reproduzem melhor pois não têm outras aves a incomoda – las.

TEMPERATURA AMBIENTE:

Estas aves são muito resistentes aos meses de Inverno e não necessitam de aquecimento desde que tenham acesso a um abrigo nocturno que as proteja das geadas.

ALIMENTAÇÃO:

Podem ser alimentadas com uma mistura de sementes e ração própria para periquitos de pequeno porte com um suplemento de pequenas quantidades de frutos e alimentos verdes, fruta, cenoura, espinafre, agrião e papa de criação. Deve ter sempre uma mistura de areia (GRIT).

ACTIVIDADES:

Sociáveis entre si, mas com um pouco de agressividade para com outras espécies . Entre todas as espécies de agapórnis, os roseicollis são os que melhor se adaptam ao ser humano e a novas instalações.

CRIAÇÃO:

Acasalam de Janeiro a Março (a estação das chuvas). Não é aconselhável deixar estas aves reproduzirem o ano inteiro, mas sim quando fizerem 2 a 3 posturas ser lhe retirado ninho onde criam, para as aves deixarem de criar e fazerem o período de repouso e a muda da pena que é bastante desgastante para uma ave. O ninho pode ser perfeito, tapado e coberto, como os dos personatas, ou simplesmente apenas o chão forrado, quando escasseia o material para a sua confecção. Os ninhos dos Roseicollis são em formato horizontal de madeira maciça com dimensões de 0,24 x 0,18 x 0,18 esta caixa deverá ter uma abertura de aproximadamente 5 cm em um dos cantos (seria a entrada) e um poleiro de aproximadamente 4 cm em frente à abertura. Postura será de 4 a 5 ovos com uma incubação de 22 dias. As crias saem dos ovos com um peso de 3g aproximadamente e começam a voar ao fim de 40 dias quando tiverem 60 dias completados estão prontos para serem dependentes só de si.

MUTAÇÕES:

Agapornis Roseicollis - Amarelo, azul, azul-pastel, lutino, creme, verde-escuro, multicolor, e muitas outras com face rosada, face branca, face laranja, etc. Desde 1950 que se conhecem estas mutações de cores.



STAM Nº 659H

 


TOPSITES - AVESPT.COM

 

Copyright © 2008 AVES SEIÇA   |    renatoseica@hotmail.com    |   design by websitesrrc